sexta-feira, setembro 28, 2007

espectador


Compreendendo melhor
" A Oportunidade do Espectador"



A página 7 do Dogma clarifica:

"...a palavra final caberá sempre ao espectador,
responsável máximo pela validação e legitimação do objecto artístico."

  1. o criador deverá ceder a sua autonomia perante o objecto criado.
  2. o espectador poderá mudar o rumo da trabalho
  3. o artista/criador não é mais artista/nem mais criador
  4. não poderei impor o meu gosto pessoal, nem fundamentar qualquer tipo de acção ou intenção.
  5. o criador é, apenas e só, um 'mediador'.
  6. A personalidade do projecto é bem mais importante que a personalidade do criador.
O projecto é dono de si mesmo...
e o criador tem de se levar por ele.

Lembram-se do post... "O projecto controla-me a mim?"

é disso que estou a falar,
não devo, nem posso criar ideias pré-concebidas,
as ideias têm de vir até mim.

Aí intenda-se a página 6 do Dogma.


"... não existem interpretes...
O único interprete é o trabalho ele próprio...
O trabalho interpreta-se"


Sem comentários: